04 setembro, 2016

Mont Saint Michel

muito tempo que queríamos conhecer o Mont Saint Michel e aproveitámos um fim de semana prolongado para satisfazer a nossa vontade. É um dos monumentos mais visitados de toda a França e não é de admirar.

O Mont Saint Michel, localizado na Normandia, é Património Mundial da UNESCO desde 1979. A história relata que neste monte rochoso, à beira mar plantado, foi primeiramente construída uma abadia em honra ao Arcanjo São Miguel (Saint-Michel), e aos poucos foi-se desenvolvendo uma vila em seu redor. Esta abadia serviu de proteção durante a Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra, resistindo firmemente a todos os ataques feitos por parte dos ingleses.


Hoje em dia, além da abadia, esta vila é composta por vários hotéis, restaurantes, lojas, museus e jardins. A abadia, localizada no topo do monte, é a principal atração e merece uma visita. Dos terraços que a rodeiam tem-se uma vista deslumbrante para a baía do Mont Saint Michel. A casa de Tiphaine, e os museus archéoscope, historique e o de la mer et écologie são outras visitas que se podem fazer intramuros


Não é só a sua beleza natural que atrai os turistas, mas também o facto de este monte se tornar uma ilha, quando a maré está alta. Se quiserem assistir a este espetáculo da natureza marquem a visita ao Mont Saint Michel de acordo com as marés. Infelizmente não presenciámos este fenómeno, mas mesmo assim, valeu muito a pena esta visita. 

No Mont Saint Michel está tudo muito bem organizado para acolher os milhares de turistas que o visitam a cada dia. Há um parque de estacionamento para carros a uns 2.5 km de distância e depois basta apanhar um autocarro gratuito que passa a cada 10 minutos. Durante o trajeto do autocarro são feitas 3 paragens. A segunda paragem é a da barragem e tem-se uma vista estupenda para o Mont Saint Michel. Também se pode fazer este trajeto a pé, mas demora sensivelmente 45 minutos.

  
Se tiverem oportunidade de ver o pôr do sol no Mont Saint Michel garanto-vos que não se vão arrepender ;)  

Tanto por fora, como por dentro, este monumento histórico, merece toda a nossa atenção visual: seja para ver o pôr do sol, passear no areal, visitar a abadia, os museus ou perder-se nas ruelas desta vila. Andar nas ruas do Mont Saint Michel é como se sentir parte integrante de um cenário para um filme medieval.

Como vivemos a cerca de 600 km de distância, optámos por ir de carro. Pernoitámos em Saint Marcan, uma pequena vila situada a apenas 10 km do Mont Saint Michel. Ficámos alojados no Au Bon Accueil, onde fomos recebidos com muito carinho pelos proprietários Jane e Paul. A decisão de pernoitar em Saint Marcan não foi por acaso. Como já mencionei acima, o Mont Saint Michel tem hotéis, no entanto os preços aplicados não são nada amigos dos turistas. O mesmo se aplica para os restaurantes, que além de caros, não convencem quem por lá passa. 

DICAS
  1. Se deixarem o carro no parque de estacionamento depois das 19:30h até às 23:30h ou mais tarde, não pagam nada.

  2. A entrada no Mont Saint Michel é gratuita. Só pagam se quiserem visitar a abadia e/ou os museus. Por isso, se ficarem mais do que um dia naquela zona, e não estiverem alojados no Mont Saint Michel, podem aproveitar para fazer mais do que uma visita.  

  3. Para quem é fã de ostras, mexilhões, crepes, cidra e calvados estão na melhor zona para usufruírem destas maravilhas.    
Ainda houve tempo para conhecer as maravilhosas falésias calcárias de Étretat, também na Normandia, e Saint Malo, uma cidade encantadora pertencente à Bretanha. Estas deixarei para um próximo post. Fiquem atentos ;)  

7 comentários:

  1. Depois da leitura ficou aqui muita agua na boca para ir visitar, in loco, este local e testar as dicas todas, Sofia! Eheheh! Bjocas.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que é um lugar a visitar! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Pensa com carinho!
      Este monumento maravilhoso merece a tua visita e tu, com certeza, mereces ser brindada com tamanha beleza ;)

      Eliminar
  4. Já vi tantos vídeos sobre este local, tenho imensa vontade de conhecer. Gostei muito do post e das fotos.

    ResponderEliminar