13 setembro, 2016

Falésias de Étretat

De caminho para Mont Saint Michel decidimos parar em Étretat para apreciar as famosas falésias calcárias. Étretat é uma cidade pertencente à região da Normandia, no noroeste de França.

As falésias de Étretat incluem três portas naturais: a porta d'Aval, a Manneporte e a porta d'Amont. As falésias d'Aval e d'Amont podem ser apreciadas mal se chega à praia. E acreditem é uma vista maravilhosa.

A mais bonita e famosa é a falésia d'Aval, cuja forma lembra um elefante com a tromba mergulhada no mar. Conseguem ver o "elefante"?


Na falésia d'Aval há uma gruta que nos conduz até Manneporte mas, para isso, a maré tem de jogar a nosso favor e, infelizmente, não foi o nosso caso. Chegámos à entrada da gruta no momento em que a guarda costeira começou a impedir a entrada por a maré estar a começar a encher. Felizmente há um caminho alternativo que nos leva até ao topo da falésia d'Aval e nos guia até Manneporte. A subida foi desafiante (mais de 200 degraus), mas muito recompensadora. Do topo da falésia d'Aval, além da vista para Manneporte também se tem uma vista muito bonita para a falésia d'Amont.
Acredito que do topo da falésia d'Amont também se tenha uma vista maravilhosa para a falésia d'Aval mas, para verificar era preciso subir outros tantos degraus. 



Esta é daquelas visitas que pode demorar uma hora ou o dia inteiro, dependendo da disponibilidade e do quanto queremos caminhar. Mas, nem que seja só para estar na praia e ter aquele cenário de ambos os lados já vale a pena a paragem.  

Étretat é uma cidade muito bonita e preserva toda a essência medieval. Há vários cafés, gelatarias e restaurantes, cada um mais convidativo do que outro a entrar, sentar e usufruir de todos os sabores que esta região tem para nos oferecer. Em todos os restaurantes pelos quais passámos vimos que os pratos mais típicos são as galettes, crepes, ostras e mexilhões. Também há vários restaurantes junto à praia e todos eles com ótimo aspeto. Contudo, como não queríamos perder muito tempo a almoçar optámos por comprar uma galette e comemos na praia. O simpático senhor que nos vendeu as galettes disse-nos para termos cuidado com as gaivotas. Há uma quantidade impressionante e estas malandras gostam muito de tirar a comida às pessoas.  

DICAS
  1. um parque de estacionamento gratuito à entrada da cidade. Do parque até à praia têm de caminhar sensivelmente 15 minutos.

  2. Levem calçado confortável. Esta praia não é de areia, mas sim de pedra e, portanto, caminhar nesta praia não é tarefa fácil. 

Em breve partilharei a última etapa desta viagem: a visita a Saint Malo, uma cidade encantadora.



3 comentários:

  1. Estou maravilhada com as imagens, Fia! Também, através da sua narrativa conhecer um pouco mais desse imenso e maravilhoso mundo!
    Bjs aqui do Brasil!

    ResponderEliminar
  2. Olá Fia, boa tarde! Fiquei feliz com a sua visita em meu blog, é sempre bem-vinda! Um prazer.
    As fotos são belas, um local que gostaria de conhecer.

    ResponderEliminar