13 setembro, 2017

O meu primeiro trabalho

Abril 2004,

Inaugurava-se o Vilas café! Fui como convidada e acabei o dia como funcionária daquele espaço preparado com tanto carinho pelos meus tios.


Havia muita gente, para mim todos, ou quase todos conhecidos. Havia muito trabalho e voluntariamente ofereci-me para ajudar. Aparentemente calma, mas muito despachada e de uma simpatia característica (assim me descreviam), empenhei-me naquela tarefa, simpatizaram comigo e com o meu desempenho e eu fiquei rendida ao trabalho e prazer de bem servir!

Dos meus 16 até aos meus 22 anos de idade trabalhei no Café Vilas aos fins de semana e nas férias escolares. Os meus pais nunca me obrigaram a trabalhar, e até então eu também não tinha pensado no assunto. Aconteceu de forma muito rápida, mas muito natural.

Sorria todos os dias, ri-me muitas vezes à gargalhada, ouvi, fui ouvida, chorei muitas vezes também, tive dias de stress, de um cansaço infindável, mas fui sempre muito feliz! Foi uma aprendizagem muito positiva em vários sentidos, ou até mesmo o reforço de várias características que nos preparam para o mundo do trabalho, para um mundo mais adulto e de mais responsabilidades. Cumprir horários, respeitar tanto os colegas de trabalho como cada pessoa que entrava naquele café, perceber os meus limites, pôr à prova a minha vocação de responder com educação a pessoas menos bem educadas (foram poucas, mas também as houve), focar-me nas tarefas e nos objetivos e divertir-me. Sim, é possível divertir-se a trabalhar, quando se trabalha com paixão e se sente que o nosso trabalho é valorizado.   

Carrego na mente as melhores recordações, os melhores momentos, as melhores aprendizagens e trago no coração as pessoas mais bondosas que tive o prazer de conhecer nesse longo percurso.   

Concluindo, o meu primeiro trabalho foi uma experiência muito positiva. E vocês, trabalharam aquando dos estudos? Lembram-se do primeiro trabalho?

  

23 comentários:

  1. Que história tão bonita e com tão boas recordações :)
    O meu primeiro trabalho, tinha eu 17 anos, foi a fazer embrulhos de natal, durante as férias escolares, numa superfície comercial. Lembro-me de ter ficado com os dedos todos desfeitos dos cortes no papel de embrulho e da fita cola que arrancava a pele mas no fim ter ficado super satisfeita porque tinha conseguido dinheiro para comprar o meu primeiro telemóvel!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom esse sentimento de poder comprar algo com o nosso dinheiro! E ficámos sempre com alguma experiência, o que é sempre construtivo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que memórias bonitas, querida Fia! :) Fez-me relembrar as minhas.

    Também comecei a trabalhar quando entrei para a faculdade. Tinha 17 anos. Foi numa cadeia de lojas de gelados e foi uma experiência muito boa. Estive lá pouco tempo. Tenho muitas mais memórias dos três anos seguintes... McDonalds, aos fins de semanas e férias.
    Anos duros, que hoje deixam saudades.
    Acho que preciso de escrever sobre isto, um destes dias. ;)

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nhami ... trabalhar numa loja de gelados parece-me muito bom e uma tentação 😜
      Fico à espera do teu testemunho ;)
      Beijinho

      Eliminar
    2. E muitos eu comi! :)

      R: Obrigada, querida Fia. ❤
      Ainda estou a precisar de lenços, mas acho que já não quero os truques. ;)
      Acabei por ir hoje, de manhã cedinho, e já estou medicada.

      Beijinho d'

      A Marta

      Eliminar
  3. Bonitas memórias, sim! =)
    Eu trabalhei no último ano da faculdade, a tempo inteiro.. foi muito difícil conciliar as coisas, mas nada que não se fizesse, não tive uma experiência tão agradável como a tua =)

    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trabalhar a tempo inteiro e conciliar estudos não é tarefa fácil. És uma guerreira!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Sempre gostei de aprender de tudo um pouco!!
    Tudo o que aprendia a fazer, tornava-se um negócio para mim. A fazer bolos para as vizinhas, na escola aprendi muito em trabalhos manuais e depois fazia em casa para vender, ganhei bom dinheiro!
    Apartir dos meus 15 anos durante as férias grandes, trabalhava na Câmara Municipal de Loures, numa ocupação de tempos livres (mais ou menos 2 meses por ano), trabalho de secretaria, depois uma loja ao fim de semana e por aí em diante sem parar.
    Boas memórias, boas recordações.
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/opecadomoraemcasa/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau ... Bem isso é que é uma mulher trabalhadora! Que continue sempre com essa energia ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Muito bom =)
    Nota-se mesmo que ficaram boas recordações.

    Lembro-me do meu 1º trabalho sim. Numa loja que vendia mateiral para motards =D
    Durante o curso apenas trabalhei 4 meses.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. O meu primeiro trabalho durante as férias escolar foi como rapaz do elevador num hotel.
    Muito divertido
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. É bom recordar aquilo que nos fez sentir bem. eu nunca trabalhei nos tempos de estudante.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Quanta recordação. Lembro-me sim, foi como auxiliar de consultório de odontologia. Amava o que fazia e ao mesmo tempo estudava. Me apaixonei tanto pela profissão que acabei fazendo um curso técnico de prótese dentária. Enfim, não fui em frente e optei por ser servidora pública.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  9. Happy first job dear!
    how coincidence that today my son is having last day of his job :)
    actually he is leaving for Germany to do his masters next week.
    all the best with your new venture

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Baili,
      I wish all the best for your son ;)
      Have a nice weekend

      Eliminar
  10. Que recordações tão boas :)
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Recordar é viver! E eu adoro recordar. Nunca trabalhei enquanto estudava, mas acho que é uma óptima forma de criar responsabilidade. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que boas memórias! Eu ainda não trabalhei, só fiz alguns voluntariados que espero também recordar mais tarde. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os voluntariados também são boas experiências e trazem com certeza boas memórias.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. :o a ela própria? Meu Deus!! Deve ser super experiente!
    Siiim, nunca pensei que ficassem tão mas tão certinhas :o gostei mesmo muito!

    Eu trabalhei, uma vez, nas férias de verão do meu 9º para o 10º ano. Fiz visitas guiadas e recebia pessoas no Castelo da cidade; depois trabalhei num escritório de seguros, também nas férias do verão, do 12º para a faculdade. Foram muito boas experiências, sim!

    NEW DECOR POST | Prepare Your HOME FOR FALL.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  14. Eu fiz um estágio de verão enqt estudava e foi um grande empurrão para arranjar emprego depois da licenciatura.

    PS: obrigado pelo teu comentário. estou a recuperar bem! :)

    ResponderEliminar
  15. As boas recordações são das melhores coisas da vida!
    Lendo a tua história, posso imaginar perfeitamente com foi intensa e feliz esta experiência.

    ResponderEliminar