26 julho, 2017

Solidão

E assim de repente já estamos na última quarta-feira do mês de Julho e eu estou quase quase a ir de férias 🙌

Como já é habitual, na última quarta-feira do mês, participo com imenso prazer no desafio palavras quase perfeitas, lançado pela Cris Loureiro, autora do blog a vida não tem de ser perfeita. A palavra deste mês é solidão

Imagem retirada daqui.
Confesso que esta foi, até agora, a palavra mais desafiante, no sentido em que me custou organizar as minhas ideias e passar para a escrita aquilo que eu entendo por solidão.

Para ajudar a minha linha de pensamento vou citar três frases que vão de encontro àquilo que eu penso desta palavra:

"Enquanto não atravessarmos a dor da nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um." (Fernando Pessoa)

A minha definição de solidão começa exatamente por aqui: a solidão é necessária para nos conhecermos, para nos ouvirmos, para nos auto criticarmos, para nos superarmos e, acima de tudo, para nos aceitarmos e estar em paz no nosso próprio silêncio

"A minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." (Clarice Lispector)

Longe vão os tempos em que associo solidão a tristeza. Solidão não significa não estar rodeado de família e de amigos. Solidão é o nosso estado mais puro, onde só a nossa voz reina, onde só o nosso pensamento nos invade. Solidão faz parte da vida e é a melhor ferramenta para o nosso auto conhecimento. 

"Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada." (Josh Billings)

Esta frase do sábio Josh Billings é simplesmente perfeita. Tal como disse anteriormente, devemos encarar a solidão como algo positivo, como uma aprendizagem. Contudo, devemos ter consciência de que a solidão faz parte da nossa vida, mas não é a nossa vida e não a devemos considerar a nossa morada, o nosso mundo! Como tudo na vida, solidão sim, mas com moderação.  

15 comentários:

  1. Sim, como tenho lido em alguns blogs... a solidão não se encontra apenas naqueles que passam os dias sós :(

    ResponderEliminar
  2. Gostei da tua reflexão.
    Eu preciso muitas vezes de alguma solidão para me encontrar comigo própria.
    Beijinhos, amiga.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da tua reflexão.
    Eu preciso muitas vezes de alguma solidão para me encontrar comigo própria.
    Beijinhos, amiga.

    ResponderEliminar
  4. Verdade, Gostei das suas palavras! Bjs e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso da forma Como organizaste as ideias en torno de frases tão sábias. Entregarmo-nos à solidão é um acto de desistência. Estar só é um acto de consciencia e amor proprio 💛

    Beijinhos 😘
    Cris
    http://avidanaotemdeserperfeita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. É mesmo :') Obrigado!

    Confesso que houve uma fase da minha vida em que me encontrei na solidão. Em moderação é muito bom para estarmos connosco próprios :) Ótima reflexão!

    NEW DIY POST | DIY 2 EASY POPSOCKETS: THE BEST PHONE ACCESSORIE :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Pensar na solidão por imposição é assustador....agora quando somos nós a querer ter um momneto de solidão de vez em quando até sabe bem...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. há dias que necessito dessa solidão para me encontrar, me entender e renovar energias. nem sempre solidão é tristeza, concordo perfeitamente consigo. Mas confesso que tenho medo da solidão e ficar só por abandono. Se for por opção, não me assusta nem um pouco.

    ResponderEliminar
  9. Por acaso vejo a solidão de outra maneira. A forma como tu a vês, eu chamaria mais introspeção.
    Mas é um outro lado de ver uma forma de estar mais pejorativa e à qual a maior parte de nós tenta fugir.

    ResponderEliminar
  10. Eu para mim, não associo a solidão à tristeza.
    Mas em relação aos outros, não consigo pensar de outra forma =/ associo sempre, ok, estão sozinho, são infelizes ou estou a fazê-los infelizes por não estar lá.

    E respondendo à tua pergunta, sim, usámos o pacote todo da sopa de cebola =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Como em várias coisas da vida, acho que a solidão tem dois lados: o bom e mau.
    Não acho, de todo, que seja apenas um sentimento mau. Tem várias vantagens, e tu enumeraste algumas delas.
    Gostei muito do post. :)

    A Marta

    ResponderEliminar
  12. Para mim a frase do Josh Billings está fenomenal....

    ResponderEliminar
  13. Uma brilhante reflexão e uma foto perfeita para o tema.
    A solidão se for porque queremos, até sabe bem de vez em quando, mas quando se instala permanentemente, pode desenvolver um muro bem alto e difícil de transpor.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  14. Fia, sempre a solidão dá um vazio. Creio que se estar só, não seria solidão. Estar-se sozinho, muitas vezes, é agradável, mas sentir o vazio na alma e a cabeça em maresia por saudades ou rusgas, é terrível. Eu não nasci para ser só e só consigo ser feliz com alguém ao meu lado. Creio mesmo que o homem é um ser sociável para viver em grupo. Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar