13 julho, 2017

Portugal aos olhos dos belgas

Quando eu começo a falar em francês as pessoas apercebem-se de imediato que eu não sou natural da Bélgica e de uma forma muito educada dizem assim: "Je vois que vous avez un petit accent. De quelle origine êtes vous?". Digo sempre muito orgulhosa que sou portuguesa. E é aqui que a situação muitas vezes descamba, mas tem vindo a melhorar consideravelmente ao longo destes 5 anos. 

Imagem retirada daqui
Então não é que muitas vezes quando digo que sou portuguesa me começam a falar espanhol? Ou então dizem-me que costumam ir todos os anos a Espanha. Espanha e Portugal são países vizinhos, mas são países diferentes. Vocês acreditam que até no supermercado Carrefour, na zona dos vinhos, está escrito vinhos espanhóis e depois vai-se a ver e há vinhos portugueses lá ... Enfim! Esta confusão entre Espanha e Portugal deixa-me fula. 

A verdade é que também há cada vez mais belgas a visitarem Portugal. Os que me conhecem pedem-me sempre conselhos e dicas do que fazer, o que visitar e o que comer. Muitas vezes não conheço a pessoa e iniciamos conversa só porque sim e se eu disser que sou portuguesa é logo motivo para me dizerem que visitaram ou que planeiam visitar Portugal. Os que já visitaram ficam maravilhados, especialmente com 3 coisas: o acolhimento português, o clima (muita luz e muito sol) e a comida, sendo que o bacalau é o mais apreciado 😆 A minha reação? Fico com um sorriso rasgado de orelha a orelha e com um brilho nos olhos de tanto orgulho 💖

32 comentários:

  1. Eu também ficaria fula. Devem achar que somos tipo o País Vasco. -_-

    Pois, os nossos petiscos e simpatia são sempre dos primeiros elogios a serem feitos - e verdade seja dita... Somos mesmo! :)

    A Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que eu não percebo mesmo esta confusão. Mas felizmente está a melhorar.
      Sim, somos sem dúvida um país muito acolhedor, com ótimos petiscos e cheio de beleza.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Realmente, nos dias de hoje, essa confusão entre Portugal e Espanha, parece-me absurda. Enfim, gente com poucos conhecimentos. Só pode. E eu adorava ir por essas bandas. É um país que me agrada. Qem sabe, um dia, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim Mãe Maria. Espero sinceramente que tenha oportunidade de visitar a Bélgica. É um país bonito e merece a sua visita 😉
      Beijinho

      Eliminar
  3. Nenhum povo sabe receber como nós :)
    Essa confusão com Espanha também nunca consegui perceber...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos mesmo acolhedores e ainda bem que os turistas reconhecem isso.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Também não gosto nada quando "baralham" vá Portugal com Espanha.
    Mas quando fazem referência ao clima, comida, hospitalidade... Vê-se logo que falam de Portugal =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que Portugal é isso tudo, mas quando ouço da boca de um estrangeiro fico ainda mais maravilhada 😉
      Beijinho

      Eliminar
  5. Esses momentos devem fazer elevar o orgulho de ser português :)

    ResponderEliminar
  6. A verdade é que cada vez temos mais estrangeiros a visitar Portugal.
    Somos um povo acolhedor.
    Beijinho.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu acho que Portugal está a apostar muito no turismo e ainda bem. O nosso país é lindo e merece ser visitado.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Felizmente o nosso país cada vez é mais conhecido lá fora, e por bons motivos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nos últimos anos tem-se notado uma diferença enorme. Esperemos que assim continue 😉
      beijinhos

      Eliminar
  8. Confesso que não sabia que ainda existia tanta confusão entre Portugal e Espanha...
    Mas se há algo de que nos podemos orgulhar é mesmo da forma como recebemos quem nos visita! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pelo menos aqui ainda existe. Nós portugueses somos mesmo uns queridos e um povo muito acolhedor 😍
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Já constatei situações como as que referes.
    Mas em geral acho-os boas pessoas.
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Também já me tinha apercebido nalgumas situações da confusão entre Portugal e Espanha... Mas aos poucos lá vamos marcando a diferença :)
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. A mim acontece-me igual,sempre que viajo associam Portugal a Espanha. O truque é falar no CR7 :) A comunidade portuguesa aí na Bélgica é pequena? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehehehe ... Sim esse é um bom truque 😆
      Em certas cidades de Bruxelas há muitos portugueses, tais como Bruxelas e Antuérpia. Mas na cidade onde eu moro, Mons, não há muitos.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. É verdade, Portugal é lindo! Tem um ótimo clima e a gastronomia é fantástica! Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  13. Olá, ser portuguesa é e será sempre um orgulho em qualquer parte do mundo, sempre existiu um certa confusão entre Portugal e Espanha, principalmente entre as mais antigas gerações, já as novas gerações com mais formação escolar sabem que são países independentes, Portugal é todo belo do norte ao sul e do sul ao norte, cada região tem a sua enorme beleza natural, é o caso do meu lindo Algarve.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser portuguesa é mesmo um orgulho. Quero muito explorar a zona do Algarve. Não conheço muito o sul do nosso lindo país.
      Uma boa semana

      Eliminar
  14. São países irmãos, mas não são a mesma coisa.....

    ResponderEliminar
  15. Isso de colocarem Portugal em Espanha é um terror. Há uns anos, a falar com uma jovem já nem sei de onde, assim que lhe disse que sou portuguesa, ela vira-se e diz "então falas espanhol?"
    É um pouco deprimente ver esta falta de cultura... não percebo porque insistem na confusão.

    ResponderEliminar
  16. Essa falha é imperdoável. O seu a seu dono!

    Portugal está a ficar na moda e muito bem cotado pelo seu turismo!

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelas tuas palavras querida... E já percebi que temos muito em comum ! :) eu também digo na Alemanha que sou portuguesa com muito orgulho e 90% sabes o que me diz ? - Cristiano Ronaldo! Ahahahah juro! Parece que combinam todos para dizer o mesmo !

    ResponderEliminar
  18. Sim, com muito orgulho Fia, pois Portugal é um país maravilhoso e o povo português tão simpático, acolhedor. Pretendo conhecer Portugal brevemente.

    ResponderEliminar