17 janeiro, 2017

Fod@ à Monção

Bom dia :)

Não se assustem com o tema do post. Eu sei que é um nome pouco comum e que pode ser mal interpretado, mas a Foda à Monção é um dos pratos mais típicos da vila mais linda de Portugal: Monção :) 

Como devem calcular Foda à Monção é um nome popular e não o vão encontrar nos menus dos restaurantes. O nome que encontram é Cordeiro à Moda de Monção. Trata-se de cordeiro com arroz, confecionado em alguidar de barro, num forno de lenha. O cordeiro é previamente temperado, também se prepara uma calda especial para o arroz e depois é tal e qual se vê na imagem: o arroz fica dentro do alguidar e o cordeiro sobre uma grelha. Todo o sabor do cordeiro vai pingando para o arroz e fica simplesmente divinal!


E porquê que este prato ficou conhecido como Foda à Monção? A história reza o seguinte:

"Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o reixelo. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus. A verdade é que os produtores de gado, quando o levavam para a feira queriam vendê-lo pelo melhor preço e, para que os reixelos parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.

Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: que foda!

O termo tanto se vulgarizou que o prato passou a designar-se, localmente, por foda. De tal modo que é frequente, pelas alturas festivas (Páscoa, Corpo de Deus, Senhora das Dores e Natal ou Fim de Ano) ouvir as mulheres: Ó Maria, já meteste a foda
?"

Se ainda não provaram e ficaram curiosos, ou se já sabem do que se trata e querem muito voltar a comer esta maravilha dos deuses têm oportunidade de o fazer na Feira da Foda que decorrerá nos dias 25 e 26 de Março, na freguesia de Pias, Monção. Eu sei que ainda falta algum tempo, mas assim têm tempo de pensar sobre o assunto e de se organizarem da melhor maneira possível caso pretendam conhecer um pouco mais sobre esta Fodinha ;)

26 comentários:

  1. O que eu me fartei de rir, gostei imenso da história e da origem do nome tão peculiar! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. OLá Fia,

    o que vamos vendo e aprendendo por estes e outros meios...
    Na realidade, já tinha visto à uns dias a publicidade à 1ª Feira da Foda em Monção.
    Relativo à palavra, pelo que tenho visto ao longo dos tempos, ela +e muito vulgar ser utilizada no dia a dia pelos brasileiros não propriamente no sentido de ato sexual, mas do comum geral, sei lá, relativo a algo que não está bem ou a algum ato...
    Eu achei curioso o uso do termo em Portugal para uma Feira, desconhecia as origens que acabaste de descrever e achei interessante.
    Se lá for, não sei se optarei por uma "Foda à Monção" pois não sou grande apreciador de cordeiro :)))
    Beijinho e muito interessante o teu post que me fez escrever...rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Rui, estamos sempre a aprender e ainda bem que assim é. Tenho alguns amigos brasileiros e confirmo que realmente eles usam muito esse termo quando algo não está bem.
      Pois o cordeiro não agrada a toda a gente. É uma carne forte e tem de ser muito bem temperada senão torna-se muito enjoativa.
      Fico contente por ter gostado e pelo interesse demonstrado ;)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Fia! O prato mostra ser bom, mas também não como cordeiro, e achei muito interessante a história do prato, sempre a aprender :)
    Beijinho
    http://maria-a-procura-de.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que história engraçada, mesmo à Minho :D

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante a história, querida Mia. Não conhecia: muito, muito boa! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá fia, sou de monçăo e recomendo a quem visitar a nossa humilde terra a provar a nossa foda. Eheheheh o que muita gente não sabe e que o nome foda a monsanense foi proibido, mas claro monsanense que é monsanense sempre lhe vai chamar pelo seu verdadeiro nome... fico feliz por saber que o nosso prato suscita curiosidade. ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana :)
      Pois, eu sei que o nome Foda à Monção foi foi substituído por Cordeiro à Moda de Monção. Mas a verdade é que se o prato é hoje em dia muito conhecido e procurado é também devido ao nome curioso que em tempos lhe foi atribuído. Não querendo com isto desfazer o seu sabor intenso e maravilhoso ;)
      Beijinho e obrigada pela visita

      Eliminar
  7. Já tinha visto o cartaz da feira e vi logo que esse nome vinha de um prato, só não sabia qual. Obrigada pela explicação :)

    ResponderEliminar
  8. hahah lindo =)
    Desconhecia totalmente =)
    Não comeria pois não gosto de cordeiro, mas estou-me a imaginar a passar pelo cartaz e ver "1ª feira da foda" xD

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Adoro saber estás histórias assim
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Estamos sempre a aprender!! Deve ser realmente divinal 😉
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blohspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Adoras estas histórias!! :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá, boa noite!
    Cheguei aqui pelo blog da Chic'Ana e gostei muito, estou rindo com a história e imaginado o sabor delicioso, tudo tão bem combinado. O arroz deve ser.... nhammm!
    Conheci algo bem parecido, com o animal pendurado no 'pau do louro' com batatinhas por baixo, assando com todo o tempero a cair. Fenomenal!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita Maria Gloria!
      Sim, o arroz fica mesmo muito saboroso.
      Beijinho e uma ótima semana

      Eliminar
  13. E não é que uma fod@ à Monção caía agora muito bem...?!!!
    Bom fds.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  14. O que me ti com este post. Adorei a história 😁
    Bjinho

    ResponderEliminar