31 janeiro, 2017

Manneken Pis

O Manneken Pis, ou seja, o menino que faz chichi, é um dos símbolos mais icónicos de Bruxelas. Apesar do seu tamanho reduzido (cerca de 60 cm) tem toda a atenção por parte dos turistas e é símbolo de orgulho e de poder para todos os belgas, principalmente para os habitantes da capital. 

Manneken Pis. Imagem retirada daqui

Confesso que a primeira vez que visitei o Manneken Pis fiquei bastante desiludida e não lhe achei grande piada. Esperava ver algo mais grandioso e mais bonito (da primeira vez que o vi estava nu). Com o passar do tempo, depois de o ver vestido com diferentes trajes e depois de ficar a conhecer algumas das lendas que lhe estão associadas, passei a gostar mais deste menino. 

Reza a lenda que este menino apagou uma chama acesa, salvando assim a cidade de um incêndio. Há várias lendas, mas esta é a que eu mais gosto. É uma mistura de inocência, coragem e vitória. Inocência por pensar que poderia apagar um incêndio fazendo chichi; coragem por ver chamas e mesmo assim não ter medo, podia ter fugido, mas preferiu fazer algo para resolver a situação e vitória porque, segundo a lenda, conseguiu mesmo apagar as chamas.   

Além da lenda, que me deixa completamente maravilhada, este menino tem um guarda-roupa de fazer inveja a muitas mulheres :p Imaginem que há um museu com os trajes (não sei precisar quantos, mas sei que são várias centenas) que ele vai vestindo ao longo do ano. E o Manneken Pis vestido fica uma fofura, não acham?

Manneken Pis com um saxofone. Traje oferecido pela cidade de Dinant. Imagem retirada daqui
Manneken Pis vestido de soldado. Imagem retirada daqui

A par do Manneken Pis também existe a Jeanneke Pis, que é uma menina a fazer pipi :) Esta não é tão famosa, mas para quem fizer questão de a visitar encontra-se na rua Impasse de la Fidélité.

Jeanneke Pis. Imagem retirada daqui
Jeanneke Pis. Imagem retirada daqui

E, por fim, apresento-vos o Zinneke Pis, que é um cão, também a fazer chichi. Este conheci-o há relativamente pouco tempo e de forma relâmpago (foi a passar de carro).

Zinneke Pis. Imagem retirada daqui


Conhecem algum destes três? 


Desejo-vos uma ótima terça-feira :)

22 comentários:

  1. Não conhecia! Uma interessante partilha!
    Boa terça!
    bj

    ResponderEliminar
  2. Boa tardem interessante Manneken Pis, desconhecia, as fotos estão impecáveis.
    AG

    ResponderEliminar
  3. Só conhecia o menino mas não conhecia o seu guarda-roupa!

    ResponderEliminar
  4. Só conhecia o primeiro e nunca achei grande piada, sinceramente -.-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consigo perceber, perfeitamente. Eu precisei de tempo para lhe achar alguma piada ;)

      Eliminar
  5. Fia adorei esta tua postagem. Conhecia o menino, que adoro ver a mãozinha na cintura e as pernas levemente dobradas, acho graça. Mas não sabia das roupinhas. Que mimo, amei saber, querida Fia.
    A garotinha, também achei muita graça com o rostinho virado para cima, fofura mesmo e o cão, também, gostei.
    Fia, deixo para você o meu abraço e um beijinho e que seus dias sejam sempre alegres e tranquilos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria,

      Ainda bem que gostou ;)

      Um abraço e um beijinho também para a Maria

      Eliminar
  6. Já tinha ouvido falar do menino e já o tinha observado em imagens. Nunca fui a Bruxelas e portanto ao vivo nunca vi. Desconhecia a existência dos outros dois e a lenda, da qual gostei muito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sempre a aprender...
    Obrigado Fia.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Opá que engraçados! Só conhecia o do menino, apesar de nunca ter visto ao vivo. Mas até vestido fica engraçado =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá!!
    Que engraçado já fui várias vezes a Bruxelas, pois tenho lá o meu irmão a viver, e nunca vi o cão! Muito sinceramente acho que nem tinha ouvido falar nele,ihihi! Para a próxima não escapa. O menino e a menina conheço eu bem! Confesso que a primeira vez o tamanho destas estátuas me desiludiram um pouco. Imaginava-as bem maiores!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina :)

      Hehehehehe ... Da próxima vez que venhas visitar o teu irmão já tens algo novo para ver ;)

      Pois, eu confesso que da primeira vez também fiquei desiludida com o tamanho de ambos. Mas agora acho que assim é que eles têm graça :)

      Beijinho

      Eliminar