10 outubro, 2016

O "nosso" castanheiro

O Outono brinda-nos com manhãs mais frescas; com cores quentes; com folhas caídas, secas e de diferentes cores; com colheitas várias; com dias mais curtos; com o Halloween e ... Falta alguma coisa. Sabem o que é? Castanhas. Se há coisa que eu gosto com a chegada do Outono são as castanhas. Sejam elas cozidas, assadas no forno, com lombo de porco ou como puré, simplesmente adoro castanhas de qualquer maneira.  


Em Portugal sempre tive muita facilidade em ter castanhas caseiras, dadas pelos avós ou até
mesmo pelos vizinhos. Contudo, desde que estou na Bélgica esta realidade é diferente: não há família por perto e os vizinhos vivem em apartamentos, onde a plantação de castanheiros é impossível

No ano passado, num lindo domingo de Outono, estávamos a caminhar num bosque aqui em Mons, o chamado Bois d'Havré e, no final de um caminho sem saída, eis que encontrámos um castanheiro repleto de castanhas. Os nossos olhos brilharam tanto de admiração quanto de contentamento. Conseguimos encher um saco de plástico cheio de castanhas e ainda trouxemos algumas nos bolsos. 


Ontem decidimos voltar ao "nosso" castanheiro e tínhamos como objetivo apanhar MUITAS castanhas. Levávamos dois sacos :) Pois bem que chegámos ao nosso destino e, apesar de o castanheiro estar repleto de ouriços, estes ainda estão verdes. 


Mas ele que nos espere, porque nós vamos voltar :)  

21 comentários:

  1. Espetacular!! =) É tão bom, e as crianças terem essa percepção, verem como estão as castanhas, é único! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom :) Só vamos ter de esperar mais algumas semanas para as apanhar e comer. Mas somos pacientes ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Hummm, adoro!
    A primeira vez que provei castanhas no lombo foi na Guarda, num jantar, e deixa-me dizer-te que adorei! Mas adoro assadas, cruas, cozidas... tanto faz. Castanhas são sempre castanhas! Hehe! Estou a seguir-te.
    Ellen

    adrift-ellen.blogspot

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estou a ver que és grande fã de castanhas, tal como eu :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Castanhas... Uma paixão antiga! Adoro-as sozinhas, principalmente assadas, mas como acompanhamento também são um espetáculo! A tua partilha fez-me lembrar aqueles castanheiros, no pomar da minha avó, que eu adorava visitar todas as férias grandes. Ah! Que belos tempos aqueles... Castanhas... Muito mais que um fruto! Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assadas são também as minhas favoritas :)
      É sempre bom recordar a infância ... Faz-nos bem à alma!
      A última parte do teu comentário está top e digna de um anúncio publicitário ;)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Obrigado querida :D Partilho exatamente da mesma opinião :)

    Felizmente os meus avós também são produtores. Sem dúvida que castanheira caseira tem outro sabor :D
    Adoro!

    NEW WISHLIST POST | What I really need this New Season :o
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Outono é sinónimo de castanhas para mim, eu adoro!!!
    Beijinhos :)

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/10/as-minhas-ultimas-compras.html

    ResponderEliminar
  6. Adoro castanhos e sem dúvida que a natureza sabe o que faz, essa foto dos ouriços é linda!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que a mãe natureza sabe bem o que faz! E faz coisas maravilhosas :)
      Muito obrigada!
      Beijinho

      Eliminar
  7. Bonita foto!
    Adoro castanhas, as preferidas são assadas ou cozidas! Com comida, não aprecio muito!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Passando para conhece-la e aproveito e fico com você aqui.
    Lindas fotos. Geralmente encontramos as castanhas limpas para comprar e não imaginamos como é no pé.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por estas palavras tão amáveis Tânia!
      É sempre bom termos oportunidade de ver desde raiz aquilo que faz parte da nossa alimentação. Mas, a verdade é que nem sempre é possível!
      Beijinho

      Eliminar
  9. Ai que eu também gosto tanto!!! Acho que tenho que arranjar um saco extra para te enviar. beijinhos, Fia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehehe :) Estou ansiosa para ir apanhar estas castanhas!
      Beijinho

      Eliminar
  10. Eu não gosto de castanhas,é um fruto que eu não aprecio!!

    ResponderEliminar