05 junho, 2017

Balanços positivos do doutoramento: viagens

Aqui há uns tempos falei-vos dos balanços positivos do doutoramento e referi-me às amizades que fui conquistando ao longo destes quatro anos. As amizades são, sem sombra de dúvida, a parte mais importante dos balanços positivos. Mas há mais!!! Por exemplo, as viagens! Eu adoro viajar e sei que não sou a única, não é verdade? Claro que não basta querer e gostar de viajar. Neste caso, eu só podia viajar quando haviam conferências interessantes na minha área de investigação e quando tinha resultados relevantes para apresentar. Se este último ponto não se concretizasse, a conferência podia ser o top dos topes, mas não havia viagem para ninguém. 

Apesar de eu adorar viajar, este tipo de viagens provocava-me um nervosismo miudinho durante vários dias. Viajar para participar numa conferência implica: preparar uma apresentação em inglês, apresentar em inglês para um auditório, ser questionada sobre o trabalho de investigação à frente de toda a gente que esteja a assistir à apresentação. Resultado: nervosssss, ..., muitos nervos!!! Mas, depois da apresentação sentia-me livre como um passarinho. 

O objetivo maior destas viagens eram as conferências, mas havia sempre tempo para passear e conhecer um bocadinho as cidades em questão. 

O doutoramento, que tantas dores de cabeça me dá 😜 ... Sim, eu ainda não acabei. Estou na parte da escrita, que é dolorosa e lenta! Mas já vejo a luz ao fundo do túnel. 

Continuando com as viagens, eis as cidades para as quais viajei enquanto doutorada:

Viena, Áustria: A minha primeira conferência foi na maravilhosa cidade de Viena. Não foi a minha primeira vez na cidade e, com certeza não será a última. Viena é uma cidade encantadora e uma das minhas favoritas da Europa (das que conheço 😉). Tudo é lindo e extremamente limpo. É uma cidade acolhedora e daquelas onde me consigo imaginar a morar lá. Quando penso em Viena, o Belvedere é uma das primeiras imagens que me vem à cabeça.

Belvedere. Imagem retirada daqui
Bom jesus, Braga, Portugal: Ora bem, eu já conhecia o Bom Jesus, em Braga, mas ter oportunidade de ir até ao meu país, a uma das cidades onde estudei, sem ter de pagar nada é muito bom 😆 Esta foi a melhor conferência de sempre. Além de ter sido num sítio lindo, foi das conferências mais inspiradoras e a mais útil para mim. E a comida??? Se há coisa da qual nos podemos orgulhar é da boa comida que temos ... Uma delícia! E toda a gente estava maravilhada com a qualidade e quantidade dos nossos pratos. 
Esta imagem está um pouco escura, mas representa bem o desespero de uma das participantes desta conferência. Eis que uma menina francesa, não percebeu bem as informações, não fazia ideia de que havia elevador e ... imaginem o que lhe aconteceu??? Teve de subir esta escadaria, carregada com uma mala e com 30°C!!!

Imagem retirada daqui
Trondheim, Noruega: Nesta conferência já não estava sozinha. O meu Tiago já estava na minha barriga! Esta conferência foi em Junho e posso confirmar-vos que à meia noite ainda estava de dia! Era muito estranho, mas era muito bom. Aqui comi o melhor salmão de toda a minha vida ... Tão, mas tão saboroso! A imagem que tenho de Trondheim é exatamente esta, com casas de várias cores, à beira rio. Parece uma cidade simpática, mas no único dia que tive para visitar a cidade estava um frio e vento nada convidativos a passeios.

Imagem retirada daqui

Já vos contei que estive 5 semanas em Montréal, Canadá, mas não fui a nenhuma conferência. Aí o tema foi outro, que deixarei para uma outra publicação.


E por aí, quem gosta de viajar?

14 comentários:

  1. wow 3 destinos que valem a pena. Não conheço a Noruega. deve ser frio, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui em Junho e deparei-me com dias de sol maravilhosos. Mas, no último dia estava muito frio e muito vento.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Alguém falou em viajar? Quando vamos? É para fazer a mala? Estou aqui estou aqui.....
    Viajar......só a pronúncia da palavra deixa-me a salivar
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehehe ... Como a percebo AvoGi! O dia ganha logo outra cor 💆
      Beijinho

      Eliminar
  3. Gosto bastante de viajar
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Uau!! Também adoro viajar e sem dúvida que foi um dos pontos fortes =)
    Fico feliz que tenha corrido tudo pelo melhor! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Por aqui somos viciados em viagens, até os filhotes! E embora todos os anos façamos umas escapadinhas cá pelo nosso belo Portugal durante o ano, fazemos também sempre uma viagem por um país estrangeiro. Viena de Áustria está sem dúvida na lista dos países a visitar!
    Adorei as fotos.
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bem! Viajar em família é muito bom :)
      Sempre que vamos de férias a Portugal também tentamos conhecer sempre um bocadinho mais do nosso país maravilhoso.
      Viena de Áustria é uma cidade que recomendo ;)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Haverá alguém que não goste de viajar?! Eu cá adoro!
    Quanto a enfrentar um auditório também conheço bem essa sensação de nervos horrível e depois aquele alívio no fim, mas nunca tive a oportunidade de o fazer no estrangeiro.
    Estas viagens devem ter sido sem dúvida um dos pontos fortes do doutoramento!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também não conheço ninguém que não goste de viajar.
      Sim, sem dúvida que estas viagens foram muito positivas, tanto a nível científico como de lazer.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Se pudesse não me importava nada de viajar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Se tivesse muito tempo e muito dinheiro, era algo que podia fazer toda a minha vida :)

    ResponderEliminar
  9. Eu amo viajar, só tenho pena mesmo de não ter dinheiro =P
    Fizeste umas boas viagens, muito bom. Juntar sempre o útil ao agradável =D

    Beijocas

    ResponderEliminar