25 novembro, 2016

O Cantinho da Fia convidou Niko Afonso: parte 2

Bom dia a todos,

Tal como vos tinha prometido aqui fica a continuidade da conversa com o Niko.

"
1) Porque consideras o desporto importante?

É óbvio que considero o desporto não só importante como fundamental nas nossas vidas, quer em termos emocionais, físicos e de saúde. Diariamente acumulámos um alargado leque de situações que nos prejudicam, como o stress, depressões, más posturas físicas no trabalho ou em casa, maus hábitos alimentares ou de saúde como o consumo de tabaco ou álcool, entre outros. E aí o desporto desempenha um papel preponderante, porque é através dele que conseguimos combater vários dos fatores que enunciei sendo este um excelente fio condutor no combate ao sedentarismo, a doenças como a obesidade, na melhoria da saúde e do bem estar físico e psicológico de todos nós. O desporto não é apenas importante no combate ao que já referi, é também um excelente meio de integração e socialização entre os praticantes, principalmente nos desportos coletivos em que o trabalho de equipa fomenta a comunicação constante entre os participantes. A coordenação motora e o equilíbrio são outras das capacidades desenvolvidas e aprimoradas na infância através da pratica desportiva e desta forma muito concisa penso ter referido os vários aspetos em que o desporto desenvolve um papel importante nas nossas vidas.

2) És da opinião que a prática desportiva deveria fazer parte das nossas rotinas?
Esta questão vem um pouco no seguimento do que foi dito na anterior e acredito que é possível conciliar a
vida familiar e profissional com a prática desportiva porque pode ser praticada não só nos ginásios ou equipas, mas também em casa e até mesmo em algumas empresas que já aderiram à cultura da ginástica laboral, mas isso já não depende de nós, mas dos gestores das nossas empresas. Não é suficiente afirmar que a prática do desporto deve fazer parte das nossas rotinas mas sim de que ela é fundamental nas nossas vidas. 


3) Esta é uma questão que causa sempre polémica, mas na tua opinião, quantas vezes por semana devemos treinar? E qual a duração que cada treino deve ter?
Não posso dar-te uma resposta concreta porque todos somos diferentes morfologicamente e psicologicamente e nem todos temos as mesmas necessidades, capacidades e habilidades, daí ser fundamental que o profissional que monitoriza o treino desportivo faça uma avaliação física, postural e psicológica do seu aluno para só depois poder prescrever o treino. A avaliação física é muitas vezes em vários espaços desportivos menosprezada e este é um erro muito grave, porque é impossível atribuir ao aluno um plano específico sem conhecer as suas condições e necessidades físicas. Por isso Sofia antes de saber quantas vezes e quanto tempo se deve treinar tem de se avaliar a pessoa e só depois se poderá dizer como proceder, mas o que nunca deve ser descorado é que o músculo precisa de ser “alimentado” e mais importante ainda, precisa de descanso por isso não recomendo treinar todos os dias, pelo menos quando se está num nível inicial. 


4) O que é para ti um treino completo?
Um treino completo? É um treino equilibrado, que não descora nenhum grupo muscular, que é gradual e que vai ao encontro das necessidades e objetivos de quem o realiza, é o treino em que procurámos que haja uma ordem de trabalho por grupos musculares com planeamento necessário respeitando o número de séries e de repetições, em que o tempo de repouso entre exercícios e series é o correto, assim como as cargas usadas respeitam a capacidade física do músculo. Quando penso na palavra completo, os primeiros sinónimos que me surgem são rico e repleto, e estas palavras espelham um pouco aquilo que um treino completo deve ser, rico na qualidade dos exercícios e na sua execução e repleto que surge não só em termos de qualidade mas também em termos de quantidade. 


5) Muita gente não frequenta ginásios pelas mais diversas razões: falta de tempo, o dinheiro da mensalidade serve para pagar outras faturas prioritárias, o ginásio fica a uma distância considerável de casa, ou porque simplesmente há pessoas que não gostam. Desafio-te então a partilhares 5 exercícios que se podem fazer em casa ou qualquer outro lugar do agrado de cada um.
Independentemente de frequentarem ou não um ginásio, a importância da prática desportiva como já vimos não deve ser esquecida e obviamente que existe um “mundo” de exercícios que podem ser executados em casa e ou na rua. Respondendo então ao teu desafio deixo-te aqui 5 exercícios muito simples que qualquer um de nós pode executar no dia-a-dia e que pode ser feito em breves minutos. 

1º Saltar à corda - trabalho cardiovascular que nunca deve ser esquecido num programa de treino, e que pode ser obviamente apenas uma corrida também. 


2º Tríceps - músculo importante da parte posterior do braço que pode também ser executado num banco, numa cadeira e no bordo da cama. 


3º Squat/Agachamento – Flexão dos membros inferiores para fortalecimento essencialmente do quadríceps, ísquio e glúteo. 


4º Bíceps - Flexão de braço para desenvolvimento do mesmo na parte anterior que pode ser executado com sacos de arroz ou latas de conserve, entre outros objetos que de preferência tenham o mesmo peso. 


5º Glúteo - Muito popular entre as meninas e obviamente bastante importante também nos homens, principalmente em atletas de alta competição. 


Espero ter respondido ao teu desafio Sofia e sugerido aos teus leitores algumas ideias de exercícios para executarem em casa ou noutro sitio qualquer que não seja um ginásio. É importante que os futuros praticantes não se esqueçam de realizarem sempre antes de qualquer exercício um bom alongamento inicial, assim como o aquecimento a acompanhar e ainda um alongamento final, logo após a realização do treino. Façam-se acompanhar sempre de água no decorrer dos treinos. Bem amiga, penso ter chegado ao fim e mais uma vez quero deixar-te o meu muito obrigado pelo convite que me fizeste, tenho imenso orgulho de poder fazer parte a partir de hoje do teu Cantinho, obviamente do “lado de dentro” porque como leitor estou aqui sempre atento às tuas dicas, novidades e sugestões. Sempre houve um brilho especial em ti e tenho a certeza que tanto este como outros projetos que cries serão sempre um sucesso, essencialmente porque tu mereces e acima de tudo porque como já disse és uma pessoa muito especial. 

Um beijinho Sofia 
Até já Cantinho
"

Quero agradecer ao Niko por ter participado neste Cantinho e ter aceite o desafio. Brindaste-nos com a tua história profissional de uma forma muito humilde e com palavras muito bonitas. Desejo-te muito sucesso amigo!

Quanto a vocês espero que tenham gostado :)
Beijinhos e um ótimo fim de semana

14 comentários:

  1. Óptima entrevista!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelente publicação Fia, parabéns!
    Bom fim de semana. Bjs

    ResponderEliminar
  3. O essencial é a gente querer fazer seja lá o que for porque sem a força da vontade fica tudo literalmente fragilizado.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pela visita ;)
      Concordo plenamente com as suas palavras!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. São excelentes exercícios que ele aqui apresenta e que se podem fazer em qualquer lugar! =) Não há desculpas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há mesmo desculpas ;) Nem precisamos sair do conforto da casa.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Entrevista maravilhosa, me deu até vontade de voltar a praticar uma caminhada, coisa que n]ão faço a algum tempo.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia :)
      Eu também gosto muito de caminhar. Espero que a motive para voltar às suas caminhadas ;)
      Beijinho

      Eliminar