08 março, 2017

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o dia internacional da mulher e não poderia deixar passar em branco.

Muitos dizem que hoje em dia se celebra tudo e mais alguma coisa, que se há dia da mulher também devia haver dia internacional do homem, que não faz sentido a sua existência e por aí fora .... Ora e qual é a minha opinião? Afinal ter um blog é para me permitir expressar, dar a minha modesta opinião e escrever sobre o assunto que me apetecer. Hoje é o nosso dia e apetece-me falar disso ;)

Viemos de muito longe e houve muita luta para chegarmos ao patamar que estamos. A mulher era vista como uma dona de casa, a qual era obrigada a tratar das lides de casa, dos filhos e dos maridos. Se eu tenho alguma coisa contra as mulheres que se dedicam inteiramente à vida doméstica? Claro que não, nada contra, desde que o façam por opção e não por obrigação.

A primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto

A mulher não tinha direito ao voto. Conseguem imaginar este cenário? Assistir a todos os homens a votar e as mulheres não poderem expressar a sua opinião? Isto nem é uma questão de género, é uma questão de humanismo e de civismo. Felizmente uma questão ultrapassada.

A mulher é muitas vezes prejudicada nas questões salariais. Sabiam que muitas vezes, mesmo executando exatamente o mesmo trabalho, o salário das mulheres é inferior ao dos homens? Não acham estas questões injustas? Porquê que isto acontece? Antigamente e, infelizmente hoje em dia ainda há quem diga que os homens fazem os trabalhos fisicamente mais pesados e, por conseguinte, devem ter um salário mais elevado. Eu não poderia estar mais em desacordo. Reconheço que a estrutura física dos homens é mais robusta, mas isso não é razão para desvalorizar o trabalho árduo das mulheres. Simplesmente temos que aceitar que todos os trabalhos são árduos, uns fisicamente difíceis, outros mentalmente desgastantes, mas numa coisa temos de concordar, trabalho é trabalho e não é fácil para ninguém. O que eu mais censuro nesta questão é que isto não é uma disputa entre géneros, ou seja, não é o homem que impõe estas regras, mas sim o poder político que dá asas a estas situações. E isso sim é muito triste!

Já alcançámos muito! Continuamos a ser muito trabalhadoras, somos cada vez mais independentes e cada vez temos mais direitos! O ensino, a educação e a união também são um vínculo para tudo o que já foi alcançado!  

A minha mensagem é: não se trata de uma guerra de géneros, trata-se dos direitos humanos. Todos nós temos sonhos, objetivos, desejos e todos devem ser tratados com igualdade! Sejamos unidos para nutrirmos o humanismo e o civismo!  


Beijinhos e um feliz dia para todos

12 comentários:

  1. Um Feliz dia da Mulher... Hoje e todos os dias!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Este dia celebra as conquistas ao longo do tempo! Se existisse igualdade, e se sempre tivesse sido assim, nõ afzia sentido este dia, assim faz, pelas conquistas! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que seja sempre um dia lembrado para que as injustiças do passado nunca mais regressem.
    Feliz dia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Esperamos que para a altura das crianças de agora seja diferente.
    Feliz dia da mulher
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  5. E há ainda tantos locais onde a igualdade de géneros ainda é uma miragem...
    Tenho pena é que por cá, a memória seja curta e muitas mulheres se esqueçam que este dia é para assinalar as lutas que tantas mulheres tiveram, para nós podermos ter alguma igualdade e justiça, não para fazer mais uma "jantarada" com as amigas. Fico triste.
    Mas concordo com tudo o que dizes.
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  6. Que o dia da mulher seja todos os dias.
    Infelizmente ainda existe muita desigualdade..
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Ainda não há igualdade mas esperemos que um dia assim seja!
    Beijinho e feliz dia da mulher!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Mais ainda há muito a batalhar... ;p

    ResponderEliminar
  9. Seja feliz neste dia, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  10. Como estou "farta" de dizer, acho quase impossível haver igualdade. Porque há coisas que não nos interessa igualdade. Mas eu percebo, ordenados, ter possibilidade de atingir cargos superiores, sim, eu também quero essa igualdade =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Esperaremos que haja um dia mais igualdade de direitos :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Saudemos as nossas antepassadas, em reconhecimento e respeito! Um bela escrita, Fia.

    ResponderEliminar