19 dezembro, 2016

A Fia desafiou a sua mana Lipa para ... Um poema de Natal

A minha mana Lipa é toda ela uma verdadeira fonte de inspiração. Dinamismo deve ser a palavra certa para descrever a vida dela. Além da sua profissão faz mil e uma coisas e ainda lhe sobra tempo para ler e escrever. A Lipa tem mesmo vocação para a escrita e, por isso mesmo, desafiei-a a fazer um poema de Natal aqui para este Cantinho. Como sempre esteve à altura do desafio e o poema está um encanto. 



Natal é luz brilhante, 
É magia! É renascer! 
É o coração palpitante! 
É família a conviver! 

Recordo com emoção, 
A alegria nos olhares,
A fogueira a queimar, 
Os avós a ensinar! 

Foi trabalho pesado, 
O que fizeram cá na terra, 
Unir família grande 
Como laço que não quebra! 

Natal é mesa longa, 
Riso alto, é sentimento! 
Abraçar família de longe, 
Mesmo que só em pensamento! 

Os pilares nos ensinaram: 
"Família é a maior beldade!" 
Partiram em viagem, 
Fica presente a saudade! 

Natal é nostalgia, 
Mas uma bonita emoção! 
É lembrar com alegria, 
Os que nos ensinaram a lição! 

Que as guerras tenham fim 
E famílias sejam união! 
Natal é presentes,sim! 
Mas presentes do coração!


Eu sei que sou suspeita, mas o poema está mesmo lindo, não está?

Um enorme obrigada à minha mana Lipa por ter aceite este desafio. Um enorme obrigada às minhas manas por tornarem a minha vida ainda mais bonita! Sempre foram, são e serão uma verdadeira fonte de inspiração! 

13 dezembro, 2016

Mercado de Natal de Mons

Bom dia :)

Mons é uma cidade pequena mas tem tudo o que é preciso para eu me sentir bem. E imaginem o que invadiu o centro da cidade nesta época natalícia??? O mercado de Natal :) Ora sendo Mons uma cidade pequena não podemos estar à espera de ver um mercado de Natal gigante, mas tem tudo o que se pretende ver num espaço como este.

Tem vários acessórios de Natal, desde luzes, bolas, gorros, cachecóis e muito mais!!! 






Claro que não podem faltar várias barraquinhas com chocolate quente, vinho quente, cervejas e licores regionais. Também há gaufres, churros, castanhas assadas e chocolates vários.



A pista de gelo e o carrossel fazem as maravilhas das crianças e dos adultos também :)




E vocês gostam de mercados de Natal?

09 dezembro, 2016

Receita da felicidade

Esta é uma receita diferente. Uma receita muito simples que nos mostra os principais ingredientes para a felicidade. Muito fácil, não acham? Nós por vezes é que complicamos!

 

INGREDIENTES
  • 3 chávenas de AMOR
  • 1 Litro de PAZ
  • 2 colheres de COMPREENSÃO
  • 1 copo de ALEGRIA
  • 1 Kg de SAÚDE
  • 1 dose de RESPEITO
  • 1 pitada de PROSPERIDADE

MODO DE PREPARAÇÃO
    Misture todos os ingredientes,
    Com CARINHO e HUMILDADE, 
    Tempere com INTELIGÊNCIA,
    E voilá ... Sirva-se à vontade

Desejo-vos um FELIZ fim de semana :)

06 dezembro, 2016

Pijamas Mr. Wonderful + Oysho


Nesta altura do ano, em que o frio já é uma constante desde manhã até à noite, não há nada como ter um pijama bem quentinho para termos noites confortáveis e não estar sempre no acorda adormece com frio, seja nos pés, nas mãos ou noutra parte do corpo. A Mr. Wonderful e a Oysho brindam-nos com estes pijamas que além de quentinhos e confortáveis primam pela originalidade.





Gosto sobretudo das mensagens escritas em cada um dos pijamas. Levantar, olhar ao espelho e ler wake up and make your dreams come true dá logo outra motivação para encararmos os dias de inverno, não acham?


02 dezembro, 2016

Natal como eu gosto de ti

Nem acredito que já estamos no mês de Dezembro! Também têm esta sensação de que o tempo passa a voar? E assim estamos em contagem decrescente para a época mais bonita do ano: o Natal. O Natal tem uma magia incrível e aporta com ele toda uma série de coisas que eu muito aprecio. 


  1. Família: O Natal é estar com a família. Sem dúvida alguma que Natal sem família não é Natal. Sobrevivo a vários meses, a um aniversário, a uma Páscoa sem a família, mas ser-me-ia extremamente difícil passar um Natal sem ela!
  1. O espírito de solidariedade: Nesta altura do ano andamos todos muito mais sensíveis e extremamente solidários. Não significa que não sejamos ao longo do ano mas, o nosso coração parece que amolece ainda mais com o aproximar do Natal.
  1. As luzes: Adoro a iluminação de Natal. Torna tudo mais bonito e harmonioso, dando a sensação de que vivemos num mundo encantado.
  1. Os mercados de Natal: Aquele cheirinho a chocolate e vinho quentes, as tendas com os mais diversos produtos artesanais e as pistas de gelo tornam o Natal ainda mais mágico, não acham?
  1. As prendas: Não vos posso mentir - eu gosto muito de pensar, escolher e oferecer presentes nesta altura, mas também gosto muito de receber! Não sou uma pessoa difícil de agradar e não precisam gastar muito dinheiro comigo. Um par de brincos de fantasia e a Fia já fica contente. Sou como as crianças: gosto da surpresa que se esconde no embrulho, gosto de ir abrindo devagarinho e tentando adivinhar o que será :) 
  E vocês o que mais gostam na época natalícia? 

30 novembro, 2016

Salada quente de trigo, legumes e frango

Hoje em dia há imensa variedade no que toca a acompanhamentos. Há muito mais do que simplesmente arroz, batatas e massas e, ainda bem que assim é. 

Numa visita à linda capital italiana, Roma, comi pela primeira vez trigo em grão e fiquei completamente rendida ao sabor e textura do mesmo. Tanto que quando regressei à Bélgica fui logo comprar. Além de saboroso é de fácil preparação e muito versátil.  



A receita de hoje é uma salada quente de trigo em grão com legumes e frango. Uma

25 novembro, 2016

O Cantinho da Fia convidou Niko Afonso: parte 2

Bom dia a todos,

Tal como vos tinha prometido aqui fica a continuidade da conversa com o Niko.

"
1) Porque consideras o desporto importante?

É óbvio que considero o desporto não só importante como fundamental nas nossas vidas, quer em termos emocionais, físicos e de saúde. Diariamente acumulámos um alargado leque de situações que nos prejudicam, como o stress, depressões, más posturas físicas no trabalho ou em casa, maus hábitos alimentares ou de saúde como o consumo de tabaco ou álcool, entre outros. E aí o desporto desempenha um papel preponderante, porque é através dele que conseguimos combater vários dos fatores que enunciei sendo este um excelente fio condutor no combate ao sedentarismo, a doenças como a obesidade, na melhoria da saúde e do bem estar físico e psicológico de todos nós. O desporto não é apenas importante no combate ao que já referi, é também um excelente meio de integração e socialização entre os praticantes, principalmente nos desportos coletivos em que o trabalho de equipa fomenta a comunicação constante entre os participantes. A coordenação motora e o equilíbrio são outras das capacidades desenvolvidas e aprimoradas na infância através da pratica desportiva e desta forma muito concisa penso ter referido os vários aspetos em que o desporto desenvolve um papel importante nas nossas vidas.

2) És da opinião que a prática desportiva deveria fazer parte das nossas rotinas?
Esta questão vem um pouco no seguimento do que foi dito na anterior e acredito que é possível conciliar a

24 novembro, 2016

O Cantinho da Fia convidou Niko Afonso: parte 1

É com muito prazer que hoje inicio a rubrica A Fia convida. Uma rubrica na qual pretendo sempre convidar pessoas inspiradoras e que podem também, de uma forma direta ou indireta servir de inspiração para quem segue e lê este Cantinho ;)

Todos nós estamos rodeados de pessoas inspiradoras. Não falo das grandes celebridades que vemos na televisão e com as quais não temos qualquer contacto. Falo sim de pessoas cuja história nos é familiar, com quem convivemos diariamente e sabemos o valor que elas têm, histórias de pessoas que vimos crescer e lutar até alcançarem um determinado objetivo. É neste contexto que o meu Cantinho recebe esta semana uma pessoa que eu muito admiro. Um amigo de escola que se tornou num profissional exemplar. Afinal, os nossos amigos são uma verdadeira fonte de inspiração! Apresento-vos sem mais demoras o Niko Afonso, professor e personal trainer no Ginásio Escola de Dança "Dinamikorpus".


"
Olá Sofia e olá Cantinho, em primeiro lugar quero dar-te os parabéns pelo teu projeto que acompanho atentamente desde a sua existência, tem-nos presenteado com ideias, sugestões, informações bastante úteis e desde já te desejo o maior sucesso e sorte do mundo. Não posso deixar como é óbvio de agradecer as tuas palavras de amizade que me enchem ainda mais de energia para desenvolver o meu trabalho diariamente e ainda dizer-te um enorme Obrigado cheio de orgulho e honra pelo facto de me teres convidado a dar a ti e aos teus seguidores um pouco do meu dia-a-dia e da minha ainda “tenrinha” história de vida.  

Sem perder mais tempo, passo ao que nos traz a esta conversa e começo por responder as tuas questões.  

1) Quando começou a tua paixão pelo desporto?

Como sabes nasci na Suíça e apenas aos 6 anos de idade vim morar para Portugal e o desporto esteve sempre presente na minha vida e permite-me a ousadia mas sempre senti uma excelente aptidão para a prática de qualquer tipo de desporto, quer coletivo, quer individual, talvez pelo prazer que isso sempre me deu e pela entrega que sempre dei, daí eu sentir-me na liberdade para afirmar que nasci com jeito para o desporto. Comecei por falar na minha terra natal porque me parece pertinente tocar neste assunto, isto porque deparei-me com uma realidade diferente quando cá cheguei (Portugal). Naquela altura, na Suíça havia uma paixão e procura enorme pelos desportos radicais, talvez pela oferta natural ou pela diversidade cultural lá existente, como sabes a neve é abundante e o ski e o snowboard são uns dos desportos reis, assim como a patinagem e o skate o que obviamente se tornou num pequeno choque para mim quando cá cheguei, porque o futebol era o desporto rei. Recordo-me com alguma nostalgia e um sorriso estampado no rosto do primeiro “recreio” na escola primária, onde, obviamente havia uma bola de futebol e quatro pedras a servirem de balizas (ahahahah), foi quando um dos meus colegas de escola me perguntou qual era a minha equipa de futebol, eu embasbacado não soube o que responder, ele falou-me das três principais equipas nacionais e poucos dias depois a escolha estava feita, eu era do Sporting, desde esse dia o futebol passou obviamente a ser uma das minhas paixões.




Já com uns anos em cima e a frequentar o chamado ciclo conheci o atletismo, o basquetebol entre outros

22 novembro, 2016

Sobretudos: a salvação para um inverno rigoroso

Os dias estão cada vez mais frios e o melhor é estarmos preparados para o combater. Um bom sobretudo pode ser a nossa salvação para um inverno rigoroso; para podermos sair à rua bonitas e  confortáveis. 

Eu adoro sobretudos e não devo ser a única :p São quentes e elegantes que é tudo o que uma mulher precisa. O grande drama é mesmo escolher um e só um sobretudo para nos acompanhar nesta estação. Bom bom era termos vários, não era? Mas a verdade é que são peças caras e lá no fundo não precisamos de ter um sobretudo para cada dia da semana. 

Andei a espreitar os sobretudos da Mango e posso-vos dizer que a missão de escolher um só é quase impossível. Deixo-vos aqui os que mais me saltam à vista. 



09 novembro, 2016

Crumble integral de maçã e aveia

Um docinho sabe bem em qualquer época do ano, mas há alguns que se adaptam mais a certas estações. Agora com este tempo mais fresco sabe bem ter uma sobremesa que seja mais 'quente'. Lembrei-me então de fazer um crumble de maçã, até porque esta é uma fruta da época. Queria um crumble diferente. Fiz algumas pesquisas e encontrei esta receita que me pareceu muito interessante. Alterei apenas alguns ingredientes de acordo com aquilo que tenho na minha cozinha e de acordo com o meu gosto. 


Aqui fica então a receita:

26 outubro, 2016

Uma guitarra portuguesa e uma voz iraniana

Ontem a ver o telejornal, na RTP Internacional, vi esta notícia que me deixou absolutamente maravilhada. Eis que se deu uma junção inesperada entre uma guitarra portuguesa e uma voz iraniana. Marta Pereira da Costa é a única mulher guitarrista a acompanhar fado e Tara Tiba saiu do seu país de origem, Irão, para poder seguir o seu sonho de cantar a solo. Duas mulheres inspiradoras e duas culturas diferentes que partilham o gosto pela música. Não acham maravilhoso? 

Deixo-vos com o vídeo:


25 outubro, 2016

Clothes swap

Aqui na Bélgica o frio já se instalou e, portanto, já é hora de vestir roupa mais quente, bons casacos, botas, usar e abusar de cachecóis e tudo a que temos direito para nos sentirmos mais confortáveis e sem frio. Pessoalmente gosto destas mudanças de estações, organizar os armários, guardar roupa de Verão e tirar roupa de Inverno. 

É também nestas alturas que fazemos uma seleção de peças que já não usamos, outras que já não gostamos de nos ver, de acessórios que usámos tanto no ano anterior que este ano já nem os queremos ver, de malas que vamos guardando de uns anos para os outros na esperança de as levar para a rua mas a oportunidade nunca surge e tantas outras coisas com os mais diversos motivos. Atendendo a todas estas questões, eu e as minhas amigas decidimos fazer um clothes swap. Esta iniciativa já dura há 3 anos no nosso grupo e esta foi a sexta edição (fazemos 2 vezes por ano: uma no Outono e outra na Primavera). E é sempre um sucesso!  


E então como funciona o nosso clothes swap? Como geralmente nos juntamos ao final do dia

21 outubro, 2016

Habemus castanhas

uns dias falei-vos do "nosso" castanheiro e do quanto eu adoro castanhas. Também vos comentei que tínhamos levado dois sacos e viemos de mãos a abanar porque os ouriços ainda estavam verdes. Pois bem, dez dias depois voltámos ao bois d'Havré e caminhámos em direção ao castanheiro e adivinhem? Já havia imensos ouriços e castanhas no chão mesmo à espera de serem colhidas. Este fim de semana já vai dar para satisfazer os desejos com umas boas e quentinhas castanhas assadas no forno :) 





Beijinhos e um ótimo fim de semana!!!  

19 outubro, 2016

Vernizes: cores de Outono/Inverno

Nem sempre dei a devida importância às minhas unhas mas, com os anos tenho vindo a mudar a minha atitude para com elas. Adoro ver umas unhas bem arranjadas e pintadas; dá logo um up nas mãos de qualquer mulher, não acham? Confesso que nem sempre tenho paciência para tratar delas. Poderia dar a desculpa de que não tenho tempo, mas não passaria de uma desculpa esfarrapada porque, o que me falta mesmo é paciência! Gosto de limá-las e agora até gosto de colocar o verniz. Depois de muitos treinos aprendi, finalmente, a pintar SÓ a unha. O que me aborrece é a parte de ter de esperar e dar o tempo suficiente para o verniz secar. É que durante esse tempo não se pode fazer rigorosamente NADA, ou pelo menos essa é a minha estratégia para garantir que não vou fazer asneiras e estragar tudo logo nos primeiros instantes

Hoje mostro-vos as cores que eu mais vou apostar neste Outono/Inverno.


Sem dúvida que a minha primeira escolha vai para este aubergine profond. Estou apaixonada